por José Márcio Castro Alves
Clique na foto e amplie os campeões Gatti, Massa, Edson, Coelho, Manoel, Wander, Delcídio, Faísca, Dirceu, Dari e Gatinho.
Desde menino ouvia as histórias que o meu pai, Flávio de Figueiredo Alves, o Faísca, contava sobre futebol e o grande feito do Altinópolis Futebol Clube em 1949: Campeão Amador do interior do Estado de São Paulo.
De vez em quando ele mostrava a medalhinha da Federação Paulista de Futebol. Miudinha...
Naqueles tempos, o respeito, o orgulho e o civismo enalteciam as pessoas, por mais simples que fossem, a marca registrada das gerações de 1920 e 1930, no tempo em que havia respeito, lealdade e civismo, ideais primeiros na formação de uma pátria.
--- Você é filho do Faísca? Conheci demais. Joguei futebor com ele, uai! Quantos ano...
Assim me cumprimentavam ao saberem que eu era filho do Faísca. Por décadas o assunto era o Altinópolis campeão, o glorioso AFC de 1949. A comemoração da vitória foi na sede do Clube 9 de Março, atual câmara municipal, onde reuniu as principais lideranças da cidade. Discursos eloqüentes e vivas aos campeões em festa que varou noite adentro.
Do glorioso Altinópolis Futebol Clube, os atletas Gatti, Massa, Edson, Coelho, Manoel, Wander, Delcídio, Faísca, Dirceu, Dari e Gatinho, a maioria já partiu.
Edmar Vicentini, um altinopolense “da gema”, fala com orgulho sobre as glórias do esporte amador de Altinópolis (AFC) em entrevista concedida ao "Memorial do Esporte" – 2006
Boa Noite, sou filha do Coelho. Ele está vivo e continua apaixonado por futebol, e conta varias passagens de Altinópolis.
ResponderExcluirMeus avós maternos eram de Altinópolis. Adalberto Garcia de Figueiredo e Ana Alice Garcia de Figueiredo infelizmente não os conheci, pois morreram jovens. Gostaria de obter mais informações sobre a família.
ResponderExcluirGrata
Ana Maria de Figueiredo Perruso