English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Dr. Olavo Queiroz Guimarães, o maior empreendedor de Altinópolis.


por José Márcio Castro Alves

Paulista de Jundiahy, Olavo Queiroz Guimarães nasceu em 1 d e novembro de 1872. Ingressou na faculdade de medicina na Bahia em 1894 mas transferiu-se para o Rio de Janeiro onde colaria grau em 1899, praticamente junto com a instauração do governo provisório da república.
Médico e político, foi vereador e prefeito de Jundiahy, mas sempre exercendo a atividade de agricultor.
Em 1928 é eleito deputado estadual por São Paulo juntamente com o Engenheiro Sylvio Ribeiro da Silva e o escritor Menotti Del Picchia, pelo PRP.
Com a instauração da ditadura a partir de 1937, arrematou a fazenda Selado no município de Altinópolis que fora a leilão, empreendimento aconselhado pelo amigo Sylvio Ribeiro da Silva, também de Altinópolis.
A relação de amizade entre os dois ex-deputados depostos por Vargas se intensificou. Por influência de Sylvio Ribeiro da Silva, o Dr. Olavo resolve comprar um prédio velho na esquina da praça central de Altinópolis para construir no local o que seria o edifício mais importante de Altinópolis, o que lhe daria também o próprio nome na antiga Praça da Matriz, ficando a partir de 1946, o ano da inauguração do edifício que também leva o seu nome, a nova Praça Dr. Olavo Guimarães.
O Salão Paroquial, anexo ao edifício Dr. Olavo, juntamente com todos os equipamentos, foi doado à paróquia com a condição de nunca ser vendido ou desfeito.
Assista o depoimento de quem conheceu esse grande empreendedor que muito fez por Altinópolis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário